Como todos os livros que se transformam em filmes ou séries, faço questão de, sempre que posso, ver primeiro o filme ou equivalente e ler o livro completo no fim. Porquê? Porque após ler o livro, não poderei mais olhar para o filme da mesma forma.
Foi o que aconteceu com The Game Of Thrones, no qual deixei a série televisiva avançar para começar então a ler o primeiro volume da série A Song Of Ice And Fire. Fiz questão de ler o original, em inglês, e não me desiludi.
Mergulhar nestas páginas às cegas, pode tornar-se confuso nos primeiros capítulos, demasiadas personagens, demasiadas localizações, sem qualquer referência real para nós... Claro que para quem já viu a série, todos aqueles nomes ganham rapidamente um rosto e uma voz. Foi o que aconteceu comigo.
Ler esta história, foi como visualizar novamente cada episódio, só que numa espécie de versão extended, com novas cenas e acesso aos pensamentos das personagens. Ao ler o livro, os actos de cada uma ganham um novo significado, depois de percebermos os seus motivos mais íntimos.
Reparei que, pelo menos no que consta a este primeiro livro, a série foi bastante fiel, com excepção de ínfimos pormenores, particularmente em relação às personagens Daenerys Targaryen e Khal Drogo, o que é facilmente compreensível para quem ler com mais atenção.
George Martin elaborou uma história complexa, da qual fazem parte inúmeras personagens com profundidade psicológica, várias terras e povos fictícios, os quais acompanhou com o desenvolvimento de uma cultura, uma religião e até lendas e História Nacional.
A genialidade deste autor, merece todo o sucesso que tem tido e aguardo ansiosamente a oportunidade de ler o segundo volume da saga.
Comments
Post a Comment