Skip to main content

A Rainha do Nada (Última Parte)


Ao fim de muito tempo a dar socos e pontapés na porta, enquanto gritava até me doer a garganta, desisti. Com a música e o barulho do baile, ninguém ia ouvir. Sentei-me no chão gelado durante algum tempo. O idiota do Ivo ia acabar por me vir procurar, não? Não, conclui rapidamente. A Patrícia devia ter lhe dado alguma desculpa. Foi então que, sem saber porquê, reparei na pequena janela na parte de cima da parede...
Respirei fundo e com a ajuda dos lavatórios e alguma coragem, consegui alcançá-la. Com o coração a bater na garganta, atirei os sapatos de salto alto para o lado de fora e saltei em seguida, sentindo rapidamente a relva húmida do orvalho nocturno sob os meus pés. Felizmente, não me magoara, pelo que pude calçar os sapatos e correr o mais depressa possível na direcção do salão de baile.
Ivo estava próximo da entrada quando cheguei e estavam prestes a anunciar os reis do baile. Tinha ficado fechada mais tempo do que pensara e tinha de agir rapidamente.
- Patrícia! Pensei que tinhas ido para casa.
- Sim, sim. - respondi, desviando-o do meu caminho, enquanto tentava aproximar-me de Patrícia. Ela sorria, confiante, mas posso garantir que o seu coração parou quando me viu. Pedro olhou para mim, parecia espantado. Eu nem podia imaginar o meu estado depois das proezas que andara a realizar na casa de banho.
- Pedro. - disse-lhe e a voz tremia. - Há algo que precisas saber.
Ele olhava-me de forma tão inocente, que senti os olhos encherem-se de lágrimas.
- Ela é que é a Patrícia.
- Cala-te. - ordenou-me a minha irmã.
- Nós mentimos e trocámos de identidade, para que fosse ela a sair contigo em vez de mim.
- O quê? - Pedro parecia não ser capaz de compreender as minhas palavras.
- Desculpa. Eu achei...
- Achaste que eu era um palhaço!
Patrícia agarrou o seu braço, mas ele puxou-o com violência. Nesse exacto momento, a professora de Matemática anunciou ao microfone que eles eram os reis do baile.
Ficámos os três absolutamente imóveis, a olhar uns para os outros. A expressão suplicante de Patrícia, ou talvez a surpresa por tudo o que estava a acontecer, fez com que Pedro se arrastasse maquinalmente para o palco.
Receberam as honras dignas da sua vitória, sem proferir uma palavra. Patrícia sorria abertamente a todos, mas Pedro não fazia o menor esforço para disfarçar o seu mau humor. Do cimo do palco, fitava-me insistentemente. As pessoas sorriam e tiravam fotografias e eu dei-me conta que era eu quem devia ali estar. Naquele momento, percebi tudo o que tinha perdido até agora por ser tão covarde...
Então, num rasgo de loucura, subi ao palco e agarrei no microfone.
- O que é que estás a fazer? - rosnou Patrícia, tão baixo como conseguiu.
Ignorei-a.
- Boa noite a todos. Desculpem apoderar-me do microfone desta forma, mas tenho uma mensagem muito importante para todos os adolescentes que se encontram aqui esta noite e para todos os outros, que se escondem em si mesmos, como eu fiz durante muito tempo.
Dezenas de par de olhos estavam fixos em mim, rostos espantados e confusos, que precisavam rapidamente de uma explicação para aquela atitude. Não podia decepcioná-los, não havia como voltar atrás.
- Estou aqui neste momento, diante de todos vós, para assumir a minha covardia. Durante anos, eu permiti que a minha irmã me substituísse em tudo o que tinha algum valor, em tudo o que exigia esforço ou risco da minha parte, pois achava que não era capaz. Reparem que eu não estou aqui a dizer que a culpa é dela, muito pelo contrário, este tipo de coisas só acontece, quando nós permitimos. E eu permiti.
Parei um segundo para respirar, sentia as mãos a tremer e o coração a bater violentamente. Engoli em seco para tentar desfazer o nó que me tapava a garganta e olhei em frente, sem fixar nenhum rosto em particular. Não era preciso. Eram todos iguais, atentos e silenciosos.
- Esta noite, - continuei. - cometi o maior dos meus erros. Desde o início do ano, que sinto... que estou...
Uma pequena voz no fundo da minha mente queixou-se do ridículo. Fechei os olhos e sacudi a cabeça, afastando-a com o meu gesto. Não era o momento para fraquejar, tinha de ter coragem.
- Desde o ínicio do ano lectivo que estou apaixonada pelo Pedro. - Não fui capaz de o olhar. - Porém, tive de esperar até ao Baile de Finalistas para finalmente ter a oportunidade de estar com ele. Mal podia acreditar no que ouvia, no dia em que ele, calmamente, me convidou para ser o seu par. No entanto, o medo e a falta de confiança, fez com que eu concordasse em que viesse a Patrícia no meu lugar.
Neste momento, tomei coragem e virei-me na direcção deles. Pedro já não estava no palco e Patrícia olhava-me de forma furiosa.
- Podem achar estranho eu vir aqui contar esta história, mas hoje, tive finalmente coragem para contar a verdade e talvez o Pedro nos odeie a ambas para sempre. Mas este passo, era muito importante para mim.
Silêncio. Baixei os olhos, enquanto tentava recuperar o ritmo cardíaco. Voltei a fixar a minha plateia. Era suposto continuar? O que estava eu ali a fazer? O que me tinha passado pela cabeça? De um momento para o outro, o ginásio encheu-se de palmas e parabenizações. Inspirei profundamente e o meu rosto abriu-se num sorriso de satisfação. Tinha cumprido o meu papel.
Depois de me livrar dos rostos que me cumprimentavam e que me diziam o quanto me compreendiam e o quanto me admiravam pela coragem que tivera, saí da escola e atravessei a estrada. A adrenalina tinha passado e sentia-me agora, um ser frágil e desajeitado. Fechei os olhos de modo a prender as lágrimas que queriam escapulir-se e respirei fundo, preparando-me mentalmente para o ataque de fúria que a minha irmã iria, certamente, despejar sobre mim.
Nesse momento, alguém se aproximou de mim devagar, mas ao contrário do que eu esperava, ficou em silêncio. Respirei fundo e abri os olhos, pronta para lhe explicar as razões do meu comportamento todas de uma vez, antes que ela pudesse sequer falar.
- Pedro? - A surpresa fez com que a minha voz saísse um tanto esganiçada. - Desculpa por tudo, eu fui tão idiota. Eu...
Pedro não me deixou dizer nem mais uma palavra e assim que os seus lábios tocaram os meus, esqueci-me imediatamente da fúria de Patrícia, dos olhos que nos fixavam, do mundo inteiro. Poderia haver um melhor final, para o meu Baile de Finalistas?

FIM


(Imagem retirada de: http://www.outletlingerie.com.br/blog/2012/04/13/dia-do-beijo/)


Comments

Popular posts from this blog

Conversations with a Killer: The Ted Bundy Tapes

This is not the sort of show which I usually talk about on this blog. However, as a psychologist, I’m usually quite curious in regards to criminals and their minds; and one of these days I started watching this documentary on Netflix . Taking into consideration the kind of thing this is, I can’t say I ‘liked’ it. I mean what you see in there is nothing to like, but I was rather terrified, which is probably the usual response. Nonetheless, it was definitely a good documentary. The eyes of a killer Everything displayed in this story was terrible. The descriptions, Bundy’s posture, everything seemed like some sort of horror show, putting into perspective what we may consider to be lucky or unlucky in this life. Before I even start watching it, I read somewhere that this was the kind of thing you shouldn’t watch alone. Sounds accurate right now. At the time, and considering my, mostly academic, experience, I didn’t think that this could actually be so upsetting.

The Mist (2017) - quick review

  A thick mist falls up a town, and something about it isn’t right - good premise. We would expect nothing less than good from a Stephen King’s book. Yet, as we all know, book adaptations can be quite disappointing.  It goes from good to terrible. I loved the plot and, in the beginning, I was very curious and interested - it was almost impossible to stop watching it. Yet, at some point, it started to get on my nerves, and not in the way that a good horror show should. As we got closer to the end of the season, many things stopped making sense. Some characters are simply… not believable. The explanations for whatever was happening were ridiculous and easily refutable. It all took away the feeling of “this could be real”. It killed my interest. Many changes were made to the original novel. Some of them were interesting and made the story better, yet others were… well, nonsense. Cast and production As I said before, the first episodes were good and made us want to keep watching, but I was

Show Review: Emily in Paris

  It took me a long time to give Emily in Paris a shot because I thought it would be a silly, shallow comedy about some sort of influencer. Well, it is a silly, shallow comedy about some sort of influencer, but to be honest, I liked it.  Emily is a young talent in a marketing career and has the opportunity of her life: working in Paris for a year! And since her boyfriend is an idiot, she can try the full experience of being a single woman in the city of love.  Unfortunately, she is not as good at managing her personal life as she is at work. In fact, she is frankly terrible at making decisions outside work. Cultural Differences Everyone who has been in a foreign country knows that sometimes we get ourselves into awkward situations due to cultural differences. So watching someone else go through the same is quite funny. I must admit that seeing an American trying to speak French is hilarious. Of course, I’m not French (and French people who hear me trying to speak French could have a s