Skip to main content

Um susto de Morte

Aqui fica a primeira parte do meu novo conto. :)


UM SUSTO DE MORTE

 O dia começou bem cedo, iniciado pelo som metálico e desagradável do meu velho despertador azul turquesa. Levantei-me ao primeiro toque, precisava de tempo suficiente para tomar o meu banho demorado, numa banheira cheia de espuma e sais perfumados e um pequeno-almoço reforçado, com ovos e bacon e poder ainda reler a apresentação daquele dia.
Aquela seria a grande oportunidade da minha carreira e eu sabia que se a perdesse muito dificilmente teria outra. Sentia o meu corpo a contorcer-se por dentro em pequenos espasmos de expectativa e ansiedade, mas tentava estar controlada. Espantosamente, estava a conseguir. Sabia que durante a apresentação, estaria presente alguém vindo de uma outra empresa, com a qual a minha estava a tentar estabelecer um protocolo de cooperação. Se conseguisse impressioná-la... Mas o melhor era, para já, não sonhar muito alto. No momento, bastava-me que o meu chefe aderisse à ideia, o resto viria com o tempo.
Trabalhar numa grande multinacional e ter ideias ao mesmo tempo poderá ser uma tarefa bastante árdua e stressante. Haverá sempre alguém com ideias melhores, ou, pelo menos, com uma melhor relação com a pessoa que avalia essas mesmas ideias... Durante anos, eu trabalhara neste projecto com afinco e determinação, mas estava nesta empresa há ainda mais anos para conhecer bem a forma como realmente funcionavam as coisas. O meu estômago voltou a contorcer-se em agonia.
Após o meu banho de espuma, vesti o roupão turco, branco e dirigi-me ao espelho da casa de banho. Peguei o kit para dias especiais e em seguida, maquilhei-me e desmaquilhei-me várias vezes. Ou era demasiado ou não era o suficiente, ou tinha demasiada cor, ou estava demasiado pálida... Atirei com o revirador de pestanas que tinha na mão para dentro do lavatório e expirei ruidosamente. Eu tinha de estar perfeita hoje. Quando finalmente, achei que estava aceitável, escovei os meus cabelos, longos e escuros, alisando-os com o secador. Já vestida com um fato escuro e discreto, sentei-me à mesa da cozinha a comer, enquanto relia a minha apresentação.
À medida que as horas passavam, sentia mais e mais ansiedade e para a controlar decidi sair de casa bem antes do que seria necessário e caminhar até à paragem de autocarro, que ficava incrivelmente longe. Caminhava lentamente, pois os saltos altos dos sapatos pretos acabados de estrear, magoavam-me os pés.
Naquele dia, tive aquela velha sensação de que o mundo parecia estar unido contra mim e quando estava suficientemente longe de casa para voltar e ainda longe da paragem para a ela me dirigir, começou a chover torrencialmente. Em menos de um minuto, estava encharcada.
Sem querer acreditar no que me estava a acontecer, abriguei-me debaixo das varandas de cores desbotadas dos prédios mais próximos e revi rapidamente as minhas opções. Chegar atrasada ao meu grande dia estava absolutamente fora de questão, então teria de arranjar uma solução rapidamente.
Como que por milagre, vi ao longe, um táxi a cruzar a esquina da rua. Era isso mesmo que eu precisava. Corri para lhe fazer sinal, mas quando o mesmo parou, uma mulher de casaco cinza escuro e com cabelo de fogo entrou no meu lugar. Furiosa, gritei-lhe uma meia dúzia de impropérios. De dentro do carro, ela fitou-me friamente. Não podia acreditar. Eu jamais esqueceria aquele olhar, aquela expressão, aquele rosto...
Já tinham passado tantos anos, que eu nem me lembrava do que acontecera ao certo, naquele fatídico São Valentim. Contudo, bastou-me ver novamente o seu rosto por uma fracção de segundo, para que a raiva voltasse a ressurgir em mim com uma força renovada. Era ela, a mulher que tinha destruído o meu sonho romântico, quando eu tinha apenas 17 anos.
Poderia parecer exagerado para quem observasse a cena do lado de fora, mas quem pudesse sentir uma pequena amostra do que eu sentira por Ele, saberia que a minha fúria era legítima e absolutamente justificada. Nunca tinha voltado a apaixonar-me novamente, não só pelo amor que lhe tinha, mas também, porque não poderia voltar a confiar em ninguém após aquela noite.
Felizmente, nos dias de chuva, os taxistas sabem que podem conseguir lucros adicionais e todos circulam pela cidade, o mais depressa que podem. Tinham passado menos de 2 minutos e eu já estava a entrar num novo carro em direcção aos escritórios envidraçados da empresa.
Assim que me vi no elevador, a subir para o 18º andar, esqueci rapidamente aquela mulher. O que tinha acontecido era passado e talvez ela nem se lembrasse. Pouco importava agora. Ela era apenas um fantasma de uma passado que eu queria esquecer. Este era o meu grande dia, a minha grande oportunidade e tinha de estar a 100% para fazer uma boa apresentação.
Mal a porta do elevador se abriu, dirigi-me imediatamente e em silêncio para a minha mesa. Tirei o casaco e coloquei-o sobre o tampo de pinho, sentando-me em seguida, à frente do computador desligado. Respirei lenta e profundamente durante alguns minutos. Estava tudo pronto, só precisava de manter a calma.
- Bom dia. - disse-me Helena, minha colega de longa data e uma das minhas melhores amigas dentro da empresa. - Pronta para arrasar?
- Sempre! - Tentei disfarçar o nervosismo com entusiasmo. - Já chegaram?
- Já, o Dr. Ricardo está a mostrar os escritórios à representante do grupo deles. Prepara-te, porque parece ser uma mulher muito convencida.
Sorri. Já tinha lidado com muito pior.
Passados cerca de 20 minutos, Sónia, uma secretária enfezada e pouco sorridente, que trabalhava tantas horas, que já lá estava quando chegávamos e ainda lá ficava quando saíamos, veio chamar-me.
- O Dr. Ricardo está à sua espera na sala de reuniões.
O meu coração deu salto dentro do peito. Agradeci-lhe, peguei em tudo o que precisava e dirigi-me até lá, enquanto ordenava ao meu cérebro que estivesse confiante nas suas capacidades e na total viabilidade do projecto.
Ao passar pela porta com os puxadores dourados, um choque eléctrico trespassou o meu corpo e durante alguns minutos fui incapaz de reagir. Ela estava ali, a mulher do cabelo de fogo, a minha grande inimiga da adolescência. Assim que entrei, ergueu os olhos excessivamente maquilhados e sorriu-me cinicamente.
- Esta é a Dra. Vitória.
- Doutora? - dei por mim a perguntar, incapaz de manter uma linha de raciocínio coerente. Ricardo lançou-me um olhar fulminante.
- Nós já nos conhecemos. - declarou Vitória, na sua voz finíssima. - Há muitos anos, na verdade. Não há necessidade de salamaleques.
O meu chefe fitou-nos com surpresa.
- Bem, nesse caso... Eu não fazia ideia... - Ricardo parecia, pela primeira vez desde que o conhecera, não saber como reagir.
- Não sabia que trabalhavas aqui. - continuei, fitando-a friamente nos olhos, enquanto tentava ignorar o olhar fixo de Ricardo sobre mim.
- E não trabalho, trabalho para a concorrência.
O seu sorriso era falso e o seu olhar demolidor. Não sabia o que fazer, era estranho saber que aquela mulher ali estava e mais ainda, que ia avaliar o meu trabalho, que demorara anos a concluir. O meu coração começou a acelerar, a boca ficou seca e o meu cérebro congelou por mais alguns segundos.
- Vamos lá. - referiu calmamente Ricardo, apesar do seu sorriso inseguro. - Convence-nos.
O seu olhar era límpido e sincero e eu sabia que apesar das nossas diferenças ele desejava o meu sucesso e queria ver-me a melhorar e subir dentro da empresa. Porém, o meu nervosismo fez com que, naquele momento, a sua expressão me parecesse uma provocação. Eu queria gritar, queria tirar aquela mulher dali aos pontapés. Mas não podia...
As minhas mãos tremiam incontrolavelmente, enquanto ligava o portátil e o projector de vídeo. Respirei fundo e uma vez mais relembrei a mim mesma que o meu projecto era viável e de qualidade.
Quando por fim comecei a apresentação, tentei a todo o custo evitar o seu olhar. Durante os primeiros minutos gaguejei um pouco, lutando contra a protuberância que tentava fechar-me a garganta, mas lentamente fui ganhando maior confiança e aos poucos comecei a falar com mais desenvoltura.
Contudo, e apesar de estar certa da qualidade do que apresentava, passados cerca de 10 minutos, ela interrompeu-me.
- Desculpe, mas não compreendi o que disse.
Engoli em seco e tentei explicar uma e outra vez, de todas as formas que me foi possível, enquanto observava o seu rosto provocador. Um sorriso malévolo invadia suavemente a sua expressão, enquanto eu metia os pés pelas mãos, sentindo-me completamente humilhada. Ainda fiz uma última tentativa por ignorá-la, mas era impossível. Continuou a interromper-me vezes e vezes sem conta, até que, sem me deixar concluir a apresentação, voltou-se para Ricardo e disse:
- Desculpe, mas não vejo em quê que isto pode ser útil para a minha empresa.
Eu fitei-o nervosamente. Senti o amargo sabor da derrota na boca. Depois de tantos anos de trabalho...
- Talvez se me deixar terminar a exposição... - atrevi-me ainda a dizer, em voz sumida. Mais uma vez, ela estava a vencer...
- Não. - declarou firmemente, enquanto se erguia da cadeira. - Já vi ouvi o suficiente. - E sem mais uma palavra, saiu pela porta de vidro fosco.
Vi o fogo do seu cabelo afastar-se pelo corredor e em seguida voltei-me na direcção de Ricardo. O seu olhar era da mais profunda desilusão e isso angustiou-me tremendamente. Por muito que tentasse, o sentimento que nutria por ele ia muito além do profissional e isso tornava tudo ainda mais difícil.
- Ricardo...
Ele ergueu a mão esquerda silenciosamente, para que eu me calasse e em seguida saiu da sala de reuniões.
Mais uma vez, ela tinha acabado com tudo, absolutamente tudo. Chegara a hora de tomar uma atitude drástica. Acabava-se ali a adolescente inocente, a parvinha que se deixava espezinhar e ia para casa chorar. Já não estávamos no liceu e ela não fazia ideia do que a esperava: vingança.

(CONTINUA) 

Comments

Popular posts from this blog

Conversations with a Killer: The Ted Bundy Tapes

This is not the sort of show which I usually talk about on this blog. However, as a psychologist, I’m usually quite curious in regards to criminals and their minds; and one of these days I started watching this documentary on Netflix . Taking into consideration the kind of thing this is, I can’t say I ‘liked’ it. I mean what you see in there is nothing to like, but I was rather terrified, which is probably the usual response. Nonetheless, it was definitely a good documentary. The eyes of a killer Everything displayed in this story was terrible. The descriptions, Bundy’s posture, everything seemed like some sort of horror show, putting into perspective what we may consider to be lucky or unlucky in this life. Before I even start watching it, I read somewhere that this was the kind of thing you shouldn’t watch alone. Sounds accurate right now. At the time, and considering my, mostly academic, experience, I didn’t think that this could actually be so upsetting.

The Mist (2017) - quick review

  A thick mist falls up a town, and something about it isn’t right - good premise. We would expect nothing less than good from a Stephen King’s book. Yet, as we all know, book adaptations can be quite disappointing.  It goes from good to terrible. I loved the plot and, in the beginning, I was very curious and interested - it was almost impossible to stop watching it. Yet, at some point, it started to get on my nerves, and not in the way that a good horror show should. As we got closer to the end of the season, many things stopped making sense. Some characters are simply… not believable. The explanations for whatever was happening were ridiculous and easily refutable. It all took away the feeling of “this could be real”. It killed my interest. Many changes were made to the original novel. Some of them were interesting and made the story better, yet others were… well, nonsense. Cast and production As I said before, the first episodes were good and made us want to keep watching, but I was

Show Review: Emily in Paris

  It took me a long time to give Emily in Paris a shot because I thought it would be a silly, shallow comedy about some sort of influencer. Well, it is a silly, shallow comedy about some sort of influencer, but to be honest, I liked it.  Emily is a young talent in a marketing career and has the opportunity of her life: working in Paris for a year! And since her boyfriend is an idiot, she can try the full experience of being a single woman in the city of love.  Unfortunately, she is not as good at managing her personal life as she is at work. In fact, she is frankly terrible at making decisions outside work. Cultural Differences Everyone who has been in a foreign country knows that sometimes we get ourselves into awkward situations due to cultural differences. So watching someone else go through the same is quite funny. I must admit that seeing an American trying to speak French is hilarious. Of course, I’m not French (and French people who hear me trying to speak French could have a s